Coleta de Dados de Celulares e Tablets

De acordo com a Anatel, o número de acesso dos serviços móveis pessoais em junho de 2019 foi de mais de 228 milhões; analisando dados dos nossos clientes, percebemos que cada vez mais as empresas estão fornecendo celulares aos seus colaboradores.

O maior uso nas empresas e a grande variedade de modelos de celulares, marcas, sistemas operacionais e aplicativos trás novos desafios para a perícia forense computacional.

A BS Inteligência Forense e Segurança da Informação possui uma solução de última geração para coleta de evidências forenses críticas, extraídas de todos os tipos de dispositivos móveis. Isso inclui telefones celulares, tablets portáteis, dispositivos GPS portáteis e drones.

Nossa coleta de dispositivos móveis permite:

  • Realizar a extração física, lógica e do sistema de arquivos;
  • Extrair dados vitais, como registros de chamada, entradas de agenda de telefones, mensagens de texto (SMS), imagens, vídeos, arquivos de áudio, informações de ESN IMEI, ICCID e IMSI, e muito mais, de uma ampla gama de dispositivos móveis;
  • Extrair dados de uma grande variedade de sistemas operacionais, como Apple iOS, Blackberry, Android, Symbian, Microsoft Mobile e Palm OS.

Os dados extraídos podem ser salvos e, em seguida, apresentados na forma de relatórios claros e concisos e com aceitação legal pelos tribunais brasileiros e internacionais.

Observamos que aparelhos de propriedade da empresa e fornecidos para trabalho aos seus colaboradores já estão sendo aceitos na justiça como tendo informações de propriedade do empregador, ou seja, o conteúdo desses dispositivos poderá ser utilizado para produção de provas em favor da organização, quando necessário.

O maior erro cometido nesses casos é a má coleta das informações, que acaba contaminando a evidência; assim, é necessário realizar a coleta utilizando ferramentas de ponta e seguindo padrões internacionais.

A BS Inteligência Forense e Segurança da Informação utiliza a ferramenta israelense chamada UFED, da Cellebrite que também é usado pela Polícia Federal do Brasil (https://extra.globo.com/casos-de-policia/equipamento-israelense-foi-usado-pela-pf-para-extrair-dados-de-celulares-na-lava-jato-19101625.html), pelo FBI (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160330_fbi_apple_lab) e pela Interpol (https://www.interpol.int/fr/Actualites-et-evenements/Actualites/2016/INTERPOL-agreement-with-Cellebrite-strengthens-efforts-in-combating-cybercrime).

Em cada etapa de uma investigação, a BS Inteligência Forense e Segurança da Informação capacita sua equipe para acessar pistas prontas a serem usadas, avançar no caso e trabalhar em conjunto com o cliente de maneira colaborativa.

Aproveite o poder da inteligência digital na sua investigação ao escolher uma das soluções da BS Inteligência Forense e Segurança da Informação.

No Comments

Post A Comment